
Antes de começar o que não pode faltar na sua mala de mão, faremos um breve esclarecimento:
A bagagem de mão é aquela que vai com você na aeronave, cujo peso não pode ultrapassar 10 kg e que, geralmente, é acomodada no compartimento acima das poltronas.
A mala de mão é um item de segurança, caso o pior aconteça com a mala despachada, Caso você tenha uma bagagem despachada. Embora muitas pessoas estejam aderindo ao movimento de viajar leve, que consiste em levar o mínimo necessário para a viagem, evitando o transtorno com malas pesadas e volumosas demais.
Além da mala de mão, os passageiros podem levar também o chamado item pessoal, que é uma bolsa ou mochila pequena. Esta costuma ser acomodada sob a poltrona da frente, e costuma conter a carteira com documentos e dinheiro, passaporte, medicamentos, fones de ouvido, óculos de sol e outras coisas pequenas, que precisam estar sempre a mão.
Viajar é uma experiência incrível, mas para evitar imprevistos, é essencial que sua mala de mão esteja bem planejada. Seja para um voo curto ou uma longa jornada internacional, certos itens são indispensáveis para garantir conforto, segurança e praticidade. A seguir, confira tudo o que você deve levar na sua mala de mão.
1. Documentos Essenciais
Independentemente do destino, documentos são indispensáveis para embarcar e evitar problemas durante a viagem. Certifique-se de ter:
- Passaporte ou documento de identidade: Se for uma viagem internacional, o passaporte é obrigatório. Para voos domésticos, um documento de identidade válido já é suficiente.
- Cartão de embarque: Muitas companhias aceitam o cartão de embarque digital no celular, mas é sempre bom ter uma cópia impressa por precaução.
- Visto (se necessário): Antes de viajar, verifique se o país de destino exige visto e leve uma cópia impressa do documento.
- Seguro viagem: Imprevistos podem acontecer, por isso é recomendável contratar um seguro de viagem e ter a apólice à mão.
- Cartões bancários e dinheiro: Leve pelo menos um cartão de crédito e uma quantia em dinheiro físico.
2. Itens de Higiene e Saúde
Para manter-se confortável e preparado para qualquer situação, leve um pequeno kit de higiene e primeiros socorros, respeitando as regras da companhia aérea sobre líquidos.
- Escova e pasta de dentes
- Lenços umedecidos e álcool em gel: Essenciais para higienizar as mãos e objetos pessoais.
- Protetor labial e hidratante: O ar seco da cabine pode ressecar a pele e os lábios.
- Medicamentos essenciais: Se você toma algum remédio regularmente, leve-o na mala de mão para evitar problemas caso a bagagem despachada se perca. Inclua analgésicos, remédios para enjoo e outros itens básicos.
- Máscara facial: Ainda útil em algumas situações, como em lugares movimentados.
3. Eletrônicos e Acessórios
Os dispositivos eletrônicos são indispensáveis para manter-se conectado, produtivo e entretido durante a viagem.
- Fones de ouvido
- Carregador portátil
- Adaptador universal: Caso esteja indo para outro país
- Benjamim tomada: As hospedagens podem ter poucas tomadas no quarto, então é um item que fará toda diferença na sua mala, para carregar seus dispositivos.
4. Conforto e Entretenimento
Viagens longas podem ser cansativas, então levar alguns itens para seu conforto pode fazer toda a diferença.
- Almofada de pescoço: Essencial para apoiar a cabeça e descansar melhor, especialmente em voos noturnos.
- Manta ou casaco leve: Aviões costumam ter temperaturas baixas, então é sempre bom ter algo para se aquecer.
- Livro, e-reader ou revista: Se não gosta das opções de entretenimento do avião, levar um livro ou um Kindle pode ser uma ótima alternativa.
- Óculos de sol e de grau: Se você usa óculos de grau, leve-o na mala de mão para evitar dificuldades em caso de perda da bagagem. Óculos de sol são úteis para quando você desembarcar.
5. Mudança de Roupa
É sempre recomendável levar pelo menos uma troca de roupa na mala de mão, caso sua mala despachada se perca ou ocorra algum imprevisto.
- Roupa íntima extra: Leve pelo menos um conjunto extra para emergências.
- Meias e uma blusa leve: Em caso de frio dentro do avião ou de mudança brusca de temperatura ao desembarcar.
- Roupas confortáveis: Se a viagem for longa, pode ser interessante trocar de roupa para algo mais confortável durante o voo.
6. Snacks e Bebidas
As refeições oferecidas pelas companhias aéreas nem sempre são satisfatórias, e os lanches vendidos nos aeroportos podem ser caros. Ter um lanche prático pode ser uma boa solução.
- Barrinhas de cereais ou chocolate: Ótimas opções para matar a fome sem ocupar muito espaço.
- Frutas secas ou castanhas: São nutritivas e fáceis de armazenar.
- Garrafa de água reutilizável: Leve uma garrafa vazia e encha-a após passar pelo controle de segurança para se manter hidratado durante o voo.
Conclusão
Montar uma mala de mão eficiente faz toda a diferença para garantir uma viagem tranquila e confortável. Antes de sair de casa, revise sua bagagem para garantir que tudo está dentro das regras da companhia aérea e que você tem todos os itens essenciais para o seu bem-estar.
Cada viajante pode ter necessidades diferentes, então personalize sua mala de mão de acordo com a duração da viagem, o destino e suas preferências pessoais. Seguindo essas dicas, sua jornada será muito mais prática e agradável!